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sábado, 6 de março de 2010

PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL







A psicomotricidade tem como objetivo desenvolver a motricidade relacionando a mente e a afetividade facilitando a estruturação do seu esquema corpóreo. Através de atividades como brincadeiras e jogos, percebe-se que a psicomotricidade é cada vez mais necessária no cotidiano escolar das crianças, pois além de ter um caráter lúdico, e proporcionar entretenimento, a atividade psicomotora faz com que a criança tenha o intermédio entre a brincadeira e a realidade.


A definição de psicomotricidade para professora Rosângela Pires Santos, “É a ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo e de suas possibilidades de perceber, atuar e agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo. Está relacionado ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.”

Quando a criança age com o conhecimento do seu próprio corpo, ela é capaz de interagir consigo e com o mundo externo. Primeiramente a criança percebe as coisas a partir de si mesma, logo após pelo o que as cerca. À medida que a criança vai percebendo essas habilidades, no qual, seu corpo a obedece, e pode usá-lo, ela se sente segura, e se desenvolverá. A criança está sempre em busca de novidades com o seu corpo para organização e estruturação do seu esquema corporal.

A psicomotricidade na escola funciona como uma prevenção de alguns distúrbios da aprendizagem, problemas corpóreos, como o de postura. O trabalho psicomotor leva em conta toda a estrutura da criança desde sua idade, as suas limitações físicas.

O trabalho da psicomotricidade na educação infantil deve seguir elementos básicos como: o esquema corporal (conhecimento intuitivo, e imediato), coordenação dinâmica geral (equilíbrio), coordenação visomotora (campo visual), a lateralidade (define o domínio lateral), organização e estruturação espacial (orientação), que são elementos básicos. Esse trabalho pode ser facilmente inserido na vida escolar das crianças. Com o intermédio do educador esses elementos básicos podem ser desenvolvidos no recreio através de atividades lúdicas como: equilibrar-se, engatinhar, jogos com bola, pular de um pé só, passeios, usar materiais, e etc.

As atividades psicomotoras desenvolvem um equilíbrio no indivíduo promovendo estabilidade entre o corpo, espírito, afetividade, mental, caracterizando ao ser humano uma totalidade, o seu desenvolvimento por inteiro.

Por Fernanda Natália Deiró da S. Santos
Graduanda em Pedagogia
Universidade do Estado da Bahia - UNEB


Referência:

SANTOS, Ronsâgela Pires dos. Psicomotricidade. Ieditora.

CLIQUE AQUI para download do livro da Prof.ª Rosângela Santos, Psicomotricidade.

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