Páginas

quinta-feira, 11 de março de 2010

Frases de Teóricos Famosos sobre a Psicomotricidade



“ Na expressão corporal a ação é imaginária, mas os movimentos que a integram são seis.” Claude Chalanguier



“O brinquedo é o trabalho da criança, é o seu oficio sua vida”
Kergomard, Pauline

“A Psicomotricidade é a relação entre o pensamento, envolvendo a emoção”.
 Rosângela Pires dos Santos


“Não existe ação que não seja corporal”
Vayer; Toulouse

“O esquema corporal é a organização das sensações relativas ao seu próprio corpo em relação com os dados do mundo exterior”. Jean LeBouch

“ A lateralização é basicamente inata e governada por fatores genéticos, embora admita que a treinabilidade e os fatores de pressão social possam influenciá-la” Zsngwill (1975).

“ é de grande importância a educação pelo movimento no processo escolar, uma vez que seu objetivo central é contribuir para o desenvolvimento motor da criança o qual auxiliará na evolução de sua personalidade e no seu sucesso escolar” Le Boulch (1987).


“na educação corporal, a relação toma uma dimensão mais importante ainda através do conhecimento de si mesmo, do outro e da adaptação ao mundo dos outros” (Desobeau, 1982).

“A Psicomotricidade pode ser explicada a cada tipo de clientela desde a estimulação precoce até a geriátrica” (De Fontaine, 1979).

“ Psicomotricidade significa a associação estreita entre o desenvolvimento da motricidade, da inteligência e da afetividade” (Heuyer, 1948)

“A criança com dificuldades de aprendizagem é, numa palavra, o reflexo duma interação desajustada desta com o espaço que a envolve”. Barsch.

“ A psicomotricidade esteve erradamente ligada a antagonismos decorrentes de Educação Física, surgindo freqüentemente como técnica corretiva para crianças “anormais” e sendo confundida com a “ginástica corretiva e a cinesioterapia” (Fonseca (1983)

“a Psicomotricidade é, inicialmente, uma determinada organização funcional da conduta e de ação constituindo correlatamente certo tipo de prática da reabilitação gestual” Chazaud (1976).

(...) o corpo humano como sistema biológico é afetado pela religião, pela ocupação, pelo grupo familiar, pela classe e outros intervenientes sóciais e culturais” de modo que a experiência do corpo é sempre modificada pela experiência da cultura”
J. C. Rodrigues (1983).

“para que uma pessoa se exprima enquanto corpo que realiza mais livremente seus próprios desejos, é necessário que ela cresça não em sua individualidade absoluta, mas em suas relações com os outros e o mundo” Medina (1987)

“A reeducação psicomotora, pelo intermediário do corpo e do movimento, recorre ao ser humano na sua totalidade” A. Mucchielle Bourcier (1979)

6 comentários:

Fátima Alves disse...

Acrescentaria que a psicomotricidadé é a alma de um corpo para sua reestruturação, trazendo a tona sua essência e representação para um ser integral, enquanto corpo, alma e espírito. Fátima Alves

Unknown disse...

Você como sempre é um espetáculo nas suas considerações Fátima Alves.
Prfº Cleonizar (Pedagogo e Regente na Ed. Infantil).

Unknown disse...

Amei sua citação. Posso usa-la em meu trabalho sobre psicomotricidade?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

acrescentaria
A Psicomotricidade é a ciência da relacao. Prista ( 1982)
ou ainda...a Psicomotricidade não atua com físicos mas com Homens ( Psicomotricidade Sistemica )

Unknown disse...

acrescentaria
A Psicomotricidade é a ciência da relacao. Prista ( 1982)
ou ainda...a Psicomotricidade não atua com físicos mas com Homens ( Psicomotricidade Sistemica )

Postar um comentário